Japão Notícias notícias do Japão Tecnologia

TTTV: professor da Meiji University cria TV que oferece sabor de comida ao usuário na tela do dispositivo

Professor Homei Miyashita desenvolveu equipamento capaz de reproduzir diversos sabores de comidas e receitas ao alcance de um display. Saiba mais.

Homei Miyashita, professor da Meiji University desenvolveu um dispositivo capaz de reproduzir sabores na tela de uma TV. A criação chama-se TTTV, Taste the TV (Prove a TV) e é capaz de fornecer ao usuário uma experiência satisfatória.

O protótipo da TTTV possui 10 diferentes tipos de sabores sintéticos que são combinados de acordo com o pedido.

Depois de processado o pedido, um spray é expelido no display para que o usuário sinta, literalmente, o sabor.

O usuário lambe a tela do TTTV para sentir o sabor da comida escolhida
O usuário lambe a tela do TTTV para sentir o sabor da comida escolhida

O líquido produzido pelo protótipo do professor Miyashita é borrifado em um filme higiênico sob a tela, afinal, é preciso manter os padrões sanitários da primeira metade do século XXI.

E apesar da inovação, o professor acredita que uma versão comercial do produto teria um custo de aproximadamente JP¥ 100 mil (U$ 873,93). Embora tenha criado sozinho o protótipo, cerca de 30 alunos também trabalharam.

Taste the TV

Os alunos de Homei Miyashita foram responsáveis pelo desenvolvimento dos diferentes sabores que vão na TTTV. Além disso, um garfo também fica disponível para deixar a experiência do usuário ainda mais completa.

A ideia surgiu em consequência das restrições da pandemia de COVID-19. Miyahista disse que, durante o isolamento, apenas ver imagens de comida não era o suficiente, ele queria poder experimentar o sabor de um restaurante do outro lado do mundo a partir de seu dispositivo.

Professor Homei Miyashita da Meiji University
Professor Homei Miyashita da Meiji University

“Penso em criar uma plataforma onde sabores do mundo inteiro possam ser compartilhados como ‘conteúdo de sabor’. Seria como assistir um filme ou ouvir uma música que você aprecie. Espero que no futuro, as pessoas possam baixar e experimentar sabores de comidas e restaurantes do mundo inteiro independente de onde estejam fisicamente”, Homei Miyashi, professor e idealizador da TTTV

O dispositivo também pode beneficiar estudantes de gastronomia, sommeliers e chefs que terão a possibilidade de realizar cursos à distância com um ônus bem menor, do que sem a ajuda do aparelho.

Chocolate ao leite, por favor

Yuki Hou, aluna de 22 anos da universidade realizou o primeiro teste da TTTV. A jovem foi indagada pelo equipamento sobre o que ela gostaria de experimentar, Yuki então pediu um chocolate ao leite.

Alguns instantes depois um spray foi borrifado na tela TV, Yuki lambeu o conteúdo e comprovou: “É como chocolate ao leite, doce como calda de chocolate”.

Confira a reportagem abaixo (legendas em inglês)

0 comentário em “TTTV: professor da Meiji University cria TV que oferece sabor de comida ao usuário na tela do dispositivo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: