Golpe telefone Japão
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão Sociedade

Idosos são alertados sobre novo golpe de telefone envolvendo agendamento de vacina de COVID-19 no Japão

Foram feitas 90 denúncias de golpes envolvendo vacinas até 12 de maio

Idosos (+65) no Japão vem sendo alertados de um novo golpe que está sendo aplicado. Eles são alvos de contatos por telefone para agendarem a vacina de COVID-19 em troca de dinheiro.

Os golpistas pedem também informações pessoais para fazer o agendamento falso, segundo reportagem do NHK. 90 denúncias foram feitas no país até o dia 12 de maio.

Agendamento de vacina falso

Segundo informações da polícia, em um dos casos a pessoa pagou 5.000 ienes para um agendamento de vacina.

Em outro caso, um homem fingindo ser funcionário da cidade foi até a casa de um idoso perguntar se a pessoa gostaria de marcar um dia para vacinação. Esses golpistas quando confrontados acabam deixando o local sem deixar mais informações.

Alguns dizem que trabalham no governo e fazem perguntas pessoais ao telefone, como endereço e que horas costumam estar em casa.

Houve casos em que o golpista afirmou que havia xepas de vacina e procuravam pessoas elegíveis para vacinação.

Denúncias

A polícia recomendou que as pessoas denunciem os golpes e tentativas envolvendo vacinação através do Centro Nacional de Defesa do Consumidor (NCAC) em linha gratuita: 0120-797-188

Em Suginami, a polícia distribuiu panfletos avisando a população dos golpes. Eles estavam instruindo os idosos a instalarem aparelhos de gravação automática em seus telefones para segurança.

Idosos no Japão

Esse tipo de golpe (ore-ore) por telefone acontece bastante no Japão e os idosos são os alvos preferidos. Geralmente, os golpistas fingem ser parentes em situação de perigo em que pedem depósitos e dizem ore-ore (sou eu, sou eu).

No entanto, entre janeiro e março de 2021, o prejuízo aumentou em 1,6 bilhões de ienes aproveitando que as pessoas estavam em casa sem sair por conta do isolamento social.

Além disso, existe ansiedade em relação a vacinação de coronavírus entre os idosos.

Eles começaram a ser vacinados apenas em abril e a imunização segue lenta em todas as cidades.

O país tem uma das maiores populações idosas e 1/3 da população tem 65 anos de idade ou mais. Em 2020, foram contabilizados 36.17 milhões, segundos dados divulgados pelo governo. Cerca de 300.000 a mais em comparação com 2019.

A previsão é que todas as doses para imunizar os idosos no Japão estejam disponíveis em junho.

Agendamento de vacinas online

O agendamento de vacinas COVID-19 no Japão está acontecendo de forma online e gratuita desde segunda-feira (17/05) para quem quiser tomar vacina nos grandes centros que abrirão em Tokyo e Osaka.

Os agendamentos estão sendo feitos pelo site do Ministério da Defesa e pelo aplicativo Line.

Cerca de 21.000 agendamentos entre idosos foram feitos em apenas 45 minutos. O centro de Tokyo abrirá no dia 24 de maio.

O centro de vacinação de Osaka também abrirá dia 24 de maio e foram feitos 25.000 agendamentos em 25 minutos. Os locais serão operados por doutores e enfermeiras das Forças de Defesa Japonesas.

0 comentário em “Idosos são alertados sobre novo golpe de telefone envolvendo agendamento de vacina de COVID-19 no Japão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s