Segundo informações divulgadas pela agência de notícias Reuters, o governo japonês planeja abrir grandes centros de vacinação em Tóquio e Osaka.
A inauguração acontecerá nas próximas semanas e ajudará a acelerar a vacinação contra o Covid-19 no país.
Atualmente, a imunização continua lenta. Apenas em abril, os idosos começaram a ser vacinados e neste ritmo a população em geral apenas teria acesso entre dezembro e fevereiro, segundo especulações.
10.000 pessoas por dia
Segundo o jornal Nikkei, o governo abrirá os centros de vacinação no começo de maio e terá capacidade para vacinar até 10.000 pessoas por dia. Quem morar ou trabalhar em Tóquio e Osaka poderão ir até os centros.
Equipes médicas treinadas das Forças Armadas de Defesa ajudarão a ministrar as vacinas nesses locais.
Ritmo lento da vacinação no Japão
A notícia vem em boa hora, já que o Japão estava sendo criticado pelo ritmo lento da imunização da população. Até o momento menos de 1% recebeu a vacina. Para ter ideia a população é de 126 milhões de pessoas.
Até o momento foram contabilizados mais de 550.000 casos e mais de 9.761 pessoas morreram.
Com as variações mutantes do coronavírus, o país está em alerta para uma quarta onda de infecções. Tóquio e Osaka entraram em estado de emergência com data para durar até o dia 11 de maio. Muitos hospitais já trabalham em seu limite.
Segundo informações do Kyodo News, esses grandes centros de vacinação funcionarão separados dos centros operados pelos governos locais.

É a administração dos governos locais que são responsáveis pelo funcionamento dos centros de vacinação atuais, além de manejarem a mão de obra qualificada para aplicar as vacinas.
Atualmente quem aplica o imunizante deve ser doutor e em breve o governo planeja autorizar dentistas.
Então, as vacinas são aplicadas sob responsabilidade pelos municípios de onde os residentes são registrados. Nestes grandes centros de vacinação que serão inaugurados, as pessoas poderão ser vacinadas se tiverem um cupom que será distribuído fora das áreas de residência.
Segundo o Ministro da Saúde, Norihisa Tamura, as pessoas com menos de 65 anos começarão a ser vacinadas a partir de julho, de acordo com a quantidade de suprimentos disponíveis.
0 comentário em “Japão abrirá grande centro de vacinação em Tóquio e Osaka”