Notícias do Japão
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 27 de janeiro de 2021, quarta-feira

Confira o relatório da progressão do coronavírus no Japão das últimas 24 horas, Yoshihide Suga se desculpa publicamente após escândalo do partido LDP, Tokyo enfrenta dificuldades econômicas e moradores de rua de Hokkaido sofrem com o inverno

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

COVID-19 no Japão nas últimas 24 horas

O Japão deve prolongar o estado de emergência declarado no dia 7 de janeiro de 2021. A expectativa é que a extensão seja avaliada antes do término da primeira medida que terminará no dia 7 de fevereiro.

A decisão ficará a cargo do primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, que disse em uma sessão da Dieta que o timing é essencial, pois se for declarado com antecedência, os especialistas não serão capazes de examinar os últimos dados, se for muito tarde, a população será pega desprevenida.

Campanha contra o coronavírus no Japão
Administração do governo de Tokyo faz campanha de conscientização para os cidadãos se manterem em casa

Apesar da aparente indecisão devido ao impacto econômico, parlamentares dizem ser inevitável prolongar o estado de emergência no país. Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela resposta a pandemia do novo coronavírus no Japão alertou na sessão de orçamento da Dieta que não há justificativas plausíveis para acabar com o estado de emergência.

Tokyo reportou nas últimas 24 horas, 973 novos casos de COVID-19 baseado em 1.894 testes realizados no domingo, dia 24 de janeiro. Ao todo, foram registrados 3.965 novos contaminados pelo país e 90 óbitos na quarta-feira.

Loja de conveniência japonesa
Loja de conveniência seguindo os padrões de segurança contra COVID-19 no Japão

As regiões mais afetadas depois da capital japonesa foram Kanagawa (386), Osaka (357), Chiba (258), Chiba (258), Saitama (247), Aichi (227), Hyogo (211), Fukuoka (185), Hokkaido (147), Okinawa (131), Kyoto (128), Ibaraki (84), Shizuoka (60), Gunma (52), Gifu (49), Mie (43) e Tochigi (38).

Em todo o Japão, 376.468 pessoas contraíram o novo coronavírus SARS-CoV-2 e 5.387 pessoas morreram. Tokyo corresponde a 95.534 contaminados e segue com as mais altas taxas de contaminação, o que levanta questionamentos sobre a realização das Olimpíadas 2020-2021 apesar da posição do COI e das autoridades japonesas.

Partido LDP do primeiro-ministro Yoshihide Suga se envolve em polêmica em meio a pandemia

Nessa quarta-feira, 27, o primeiro-ministro do Japão Yoshihide Suga se desculpou publicamente depois de um escândalo envolvendo membros do seu partido, o LDP (Liberal Democratic Party).

Bar de hostess no Japão
Hostess atraindo clientes para o bar no Japão

11 das 47 prefeituras japonesas vivem o estado de emergência desde o dia 7 de janeiro. No entanto, dois parlamentares do LDP foram vistos em bares de hostess bebendo após às 20:00, horário estabelecido para o fechamento de bares e restaurantes.

Embora Jun Matsumoto (membro sênior do LDP) e Kyohuko Toyama (secretário-geral interino parceiro júnior da coalizão Komeito) terem sido acusados pelos periódicos Shukan Shincho e Shukan Bunshun, o primeiro-ministro não está imune.

Suga pede desculpas aos japoneses pela atitude de seus colegas de partido
Primeiro-ministro Yoshihide Suga se desculpa pelas ações de colegas parlamentares de seu partido (LDP) em sessão do orçamento da Dieta

Em dezembro de 2020, o primeiro-ministro Suga foi visto em uma série de eventos sociais e encontros em restaurantes sofisticados de Ginza, apesar das suas próprias advertências ao público para não se aglomerarem em festas e confraternizações de fim de ano.

O episódio abre mais uma crise na gestão de Suga, que viu sua aprovação despencar nos últimos dias por conta da atuação e resposta contra a terceira onda do novo coronavírus no Japão. O período tem sido devastador para trabalhadores, empreendedores e pequenos empresários.

Tokyo vê dificuldades em se recuperar economicamente do estado de emergência

Com a pandemia do SARS-CoV-2 e o estado de emergência, Tokyo enfrenta dificuldades em se recuperar economicamente dos danos causados pelas restrições impostas pelo governo central.

Shopping Ginza Six
Shopping de luxo Ginza Six inaugurado em abril de 2017 vê queda de visitantes em meio a pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2

Apesar dos pacotes de estímulo econômico, muitos proprietários de pequenos comércios, fornecedores e trabalhadores autônomos não têm grandes perspectivas de futuro mesmo com a vacinação potencialmente próxima.

Para alguns, o dano já não pode ser remediado. O famoso shopping Ginza Six, por exemplo, um dos mais luxuosos da capital japonesa fechou ou está em processo de fechamento em cerca de 40 lojas, o que representa 20% das lojas do Ginza Six.

Visão interna do Ginza Six
Cerca de 40 lojas fecharam suas portas entre dezembro de 2020 e janeiro de 2020 no shopping Ginza Six

Embora as relações públicas do shopping neguem que o fechamento das lojas esteja ligado a pandemia da COVID-19, o número de visitantes continua caindo conforme as infecções aumentam.

Inaugurado em abril de 2017, o Ginza Six terá sua primeira grande reforma após a saída das lojas e anunciou marcas novas, como a Gucci Watcj & Jewelry e um supermercado de alimentos orgânicos Bio c ‘Bon.

Limpeza das plantas nucleares Fukushima Daiichi da TEPCO deve atrasar

Empregados da TEPCO e profissionais da mídia japonesa em briefing nas plantas nucleares de Fukushima Daiichi. Foto por Toru Hanai

Novas descobertas nas plantas nucleares Fukushima Daiichi, administrada pela TEPCO (Tokyo Eletric Power Company) revelam um aumento significativo no nível de radiação em dois dos três reatores destruídos pelo Grande Terremoto de Tohoku de 2011.

10 anos após a catástrofe, os materiais de vedação do combustível nucleares se encontram tão radioativos quando o próprio material nuclear. A situação do reator n°1 é relativamente melhor do que as outras, pois o tampão se deslocou pouco.

TEPCO exibe combustível nuclear danificado
Funcionário da TEPCO exibindo filmagens do reator nuclear e dos combustíveis nucleares

No entanto, o nível de radiação é assustadoramente alto nos reatores. O trabalho colossal de retirar mais de 900 toneladas de destroços e material radioativo derretido não deve acontecer em breve.

Especialistas acreditam que levarão décadas para reparar o dano causado pelo desastre, no entanto, as autoridades japonesas não são capazes de traçar um prognóstico dizendo quanto tempo levará a limpeza.

Mau tempo e baixas temperaturas afeta população de rua de Hokkaido

Pessoas em situação de rua estão sendo fortemente afetadas, tanto pela pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, como pelo frio que vem castigando Hokkaido e a região do Mar do Japão nos últimos meses.

Voluntários de Sapporo
Voluntários da cidade de Sapporo fazem rondas diárias para fornecer comida, bebida e materiais de proteção contra o novo coronavírus aos que estão em situação de rua

Com temperaturas abaixo de zero durante a madrugada, um grupo de voluntários faz rondas todos os dias para prestar assistência aos que vivem nas ruas dos 10 distritos da capital de Hokkaido, Sapporo.

Eles fornecem alimentos suficientes para um dia, bebidas quentes e materiais de proteção contra a COVID-19. Além disso, os voluntários fazem o levantamento de quantas pessoas estão vivendo nas ruas de Sapporo.

Com o frio e a pandemia, a rotina da população de rua mudou. Por causa do frio, eles tendem a se manterem em movimento durante a noite para tentar descansar durante o dia.

Pessoa em situação de rua no inverno
Pessoa em situação de rua em meio a rigoroso inverno

No entanto, há menos lugares para descansar, pois os bancos públicos foram retirados por conta do distanciamento social. Os voluntários identificaram aproximadamente 40 pessoas vivendo nas ruas, porém, há a possibilidade desse número aumentar.

0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 27 de janeiro de 2021, quarta-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s