Digitalização no Japão
Notícias Variados

Japão digital será o novo normal e necessário

Primeiro-ministro Yoshihide Suga quer digitalizar a sociedade japonesa, abandonar hanko, entre outros. Confira

O Japão é um país de contrastes e apesar da tecnologia, muitas áreas burocráticas do dia a dia e do trabalho ainda eram regidas por velhas tradições. Por exemplo, o uso do dinheiro físico, do selo hanko (carimbo assinatura) em processos bancários, do uso de relatórios impressos em papel das empresas, entre muitos outros exemplos.

Digitalização da sociedade

No entanto, a digitalização da sociedade está sendo encarada como essencial para aumentar a produtividade para um futuro crescimento econômico. Será o novo normal do país, segundo comunicado do governo japonês do dia 06 de novembro.

Desde que o primeiro-ministro Yoshihide Suga assumiu em setembro, sua administração mira eliminar a grande troca de documentos administrativos e até parar de usar o selo hanko.

No Japão, o carimbo é usado como assinatura oficial. Necessário para abrir conta em banco e mais burocracias necessárias no dia a dia de quem vive no país.

selo hanko
Selo hanko usado na assinatura de documentos

Essas práticas foram muito criticadas durante a pandemia, já que aumentava as chances de transmissão do coronavírus. Afinal, essas interações dependiam de encontros físicos.

Home Office

Uma reforma do modo de trabalho está em andamento com incentivo para as empresas continuarem adotando o teletrabalho e escalonar as horas de trabalho.

O relatório ainda afirma ser essencial providenciar suporte e condições para que as mulheres possam continuar trabalhando enquanto criam seus filhos e restringir longas horas de trabalho para que os homens tenham maior participação nos cuidados com as crianças.

Fonte: Japan Times