Parceria entre Nissan Motor e Honda Motor
Notícias

Giro de notícias no Japão – 15 de março de 2024

Nova parceria entre Nissan e Honda, produção de medicamento contra câncer no reator nuclear Joyo e motoristas não param sem semáforo.

Em um único post, confira uma seleção das principais e mais interessantes notícias do Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, economia, sociedade e mais.

Se atualize com as notícias mais interessantes e relevantes do Japão em poucos minutos de leitura
Se atualize com as notícias mais interessantes e relevantes do Japão em poucos minutos de leitura

Nissan Motor e Honda Motor firmam parceria para fazer frente a Tesla Motors e BYD Motors

Nesta sexta-feira, 15 de março, a Nissan Motor Co (7201.T) e a Honda Motor Co (7267.T) chegaram a um entendimento e começaram a realizar estudos para uma parceria estratégica para a produção de veículos elétricos e tecnologia de softwares.

A parceria visará a queda nos custos de produção de veículos elétricos e aumentar a competitividade com montadoras internacionais poderosas como a Tesla Inc (TSLA.O) e a BYD Co Ltd (1211.HK).

CR-V da Honda Motor e Leaf da Nissan Motor, modelos elétricos das companhias que firmaram um entendimento para cooperação em um segmento que vem sendo liderado globalmente pela estadunidense Tesla e pela chinesa BYD
CR-V da Honda Motor e Leaf da Nissan Motor, modelos elétricos das companhias firmaram um entendimento para cooperação em um segmento que vem sendo liderado globalmente pela estadunidense Tesla e pela chinesa BYD

As montadoras japonesas consideram colaborar em componentes dos EV (veículos elétricos), incluindo sistemas de direção elétrica, desenvolvimento de softwares, bem como itens complementares em seus respectivos produtos.

O movimento acontece em um momento em que o mercado global de EV vem se intensificando.

As montadoras internacionais enfrentam aumento no custo de produção dos equipamentos de EV, como baterias caras e os sofisticados sistemas de direção autônoma.

“Trabalhar na eletrificação e inteligência é uma tarefa extremamente difícil para ser feita sozinha. Combinando nossos respectivos know-how seremos capazes de criar novos valores”, disse Makoto Uchida, presidente da Nissan Motor em coletiva de imprensa.

“Não podemos mais continuar lutando na atual conjuntura em face as rápidas mudanças na indústria. Os movimentos dos novos players são extremamente rápidos e poderosos. Seremos varridos se não pudermos responder a essas mudanças. Precisamos mudar nosso mindset”, acrescentou Toshihiro Mibe, presidente da Honda Motor.

Makoto Uchida, presidente da Nissan Motor (esquerda), e Toshihiro Mibe, presidente da Honda Mortor (direita) em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 15 de março
Makoto Uchida, presidente da Nissan Motor (esquerda), e Toshihiro Mibe, presidente da Honda Mortor (direita) em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 15 de março

A Nissan Motor é pioneira no seguimento de EV, seu primeiro veículo elétrico foi o modelo compacto Leaf em 2010, mas agora com a ascensão meteórica de competidores como a Tesla e a BYD, a Nissan não consegue se manter na liderança dos EV.

A parceria poderá significar uma mudança na atual estratégia da Nissan Motor em relação ao mercado de EV, atualmente focado em sua aliança com a francesa Renault SA (RENA.PA) e com a Mitsubishi Motors Corp (7211.T).

As conversas entre Nissan e Honda coincidem com a decisão da Renault de não listar sua nova joint venture de EV, a Ampere, tomada em janeiro.

A Renault manifestou a intenção de realizar o IPO no ano passado, mas desistiu por causa das condições desfavoráveis do mercado.

Segundo o presidente da Nissan, a nova parceria com a Honda não mudará os laços da empresa com a Renault e a Mitsubishi Motors.

Uchida disse que a nova parceria demonstra a possibilidade de expandir a colaboração em aliança com outros parceiros.

As montadoras tradicionais estão fazendo alianças estratégicas com outras companhias para baratear os altos custos de produção de partes específicas dos EV, além dos softwares altamente sofisticados de automação os veículos para fazer frente aos competidores internacionais
As montadoras tradicionais estão fazendo alianças estratégicas com outras companhias para baratear os altos custos de produção de partes específicas dos EV, além dos softwares altamente sofisticados de automação dos veículos para fazer frente aos competidores internacionais

A Honda Motor tradicionalmente desenvolveu seus modelos sozinha, agora, também tem parcerias com outras grandes empresas como a Sony Group Corp (6758.T) e a General Motors Co (GM) para colaboração no segmento de EVs.

Os presidentes da Nissan Motor e da Honda Motor disseram não considerar um laço de capital no momento. A potencial colaboração ajudará cada empresa em ir de encontro com suas metas de eletrificação nos próximos anos.

A Nissan pretende aumentar sua frota eletrificada para 27 modelos até o ano fiscal de 2030.

Já a Honda almeja ter os seus veículos eletrificados até 2040 e se desligar completamente do combustível fóssil em seus produtos.

Reator nuclear Joyo poderá ajudar na produção de medicamentos contra o câncer

Segundo a JAEA (Japan Atomic Energy Agency), eles apresentaram uma requisição junto a Nuclear Regularion Authority para adicionar a produção de radioisótopo para fins medicinais aos objetivos do reator experimental Joyo na cidade de Oarai, prefeitura de Ibaraki.

Reator nuclear rápido movido a plutônio, Joyo, foi inaugurado em 1977, mas teve suas operações suspensas em 2007 por falhas nos equipamentos. A expectativa é que ele volte a funcionar em meados do ano fiscal de 2026 e possa produzir Actínio-225 já no ano fiscal de 2026
Reator nuclear rápido movido a plutônio, Joyo, foi inaugurado em 1977, mas teve suas operações suspensas em 2007 por falhas nos equipamentos. A expectativa é que ele volte a funcionar em meados do ano fiscal de 2026 e possa produzir Actínio-225 já no ano fiscal de 2026

A JAEA tem altas expectativas da substância Actínio-225 sirva para medicamentos no tratamento contra o câncer.

Segundo oficiais, o objetivo é criar uma terapia com uma droga intravenosa contendo a substância para identificar células cancerígenas nos pacientes.

Oficiais da JAEA disseram que o uso do reator rápido para produzir Actínio-225 tem poucos paralelos no mundo.

A esperança é a substância radioisotópica comece a ser produzida até o final do ano fiscal de 2026.

A JAEA e a National Cancer Center Japan assinaram um acordo de colaboração em 29 de fevereiro deste ano para pesquisar e produzir terapias contra o câncer utilizando Actínio-225.

Hitoshi Nakagama, presidente da National Cancer Center Japan (esquerda), e Masanori Kouchi, presidente da Japan Atomic Energy Agency (direita) em 29 de fevereiro celebrando acordo para a produção de terapias contra o câncer utilizando Actínio-225
Hitoshi Nakagama, presidente da National Cancer Center Japan (esquerda), e Masanori Kouchi, presidente da Japan Atomic Energy Agency (direita) em 29 de fevereiro celebrando acordo para a produção de terapias contra o câncer utilizando Actínio-225

Terapias contra o câncer utilizando substâncias radioativas vem sendo testadas em diversos países, mas há uma enorme limitação na cadeia de produção e distribuição global de Actínio-225, razão pelo qual somente 3 mil pessoas são tratadas por ano com o radioisótopo.

O Joyo é um reator compacto experimental desenvolvido para ser um reator rápido movido a plutônio.

Embora tenha entrado em operação em 1977, se manteve desligado desde 2007 por causa de falhas no equipamento.

Actínio-225, radioisótopo com enorme limitação na cadeia de produção e distribuição global
Actínio-225, radioisótopo com enorme limitação na cadeia de produção e distribuição global

A JAEA espera o reator Joyo voltar a entrar em operação no meio do ano fiscal de 2026 e já está avançando com as formalidades para obter um acordo prévio das autoridades da prefeitura de Ibaraki e da cidade de Oarai.

Mais da metade dos motoristas no Japão não param para pedestres atravessarem a rua

Uma pesquisa realizada pela JAF (Japan Automobile Federation) descobriu que mais da metade dos motoristas no Japão não param para pedestres atravessarem a rua. A prefeitura de Niigata tem o pior índice entre as 47 províncias do país.

A JAF já conduz pesquisa sobre travessia de pedestre desde 2016. O atual estudo foi realizado entre agosto e setembro de 2024 em 94 localizações das 47 prefeituras.

Quase 55% dos motoristas japoneses não param para pedestres cruzarem a rua em faixas de pedestres sem semáforo
Quase 55% dos motoristas japoneses não param para pedestres cruzarem a rua em faixas de pedestres sem semáforo

Funcionários da JAF investigaram a reação de motoristas nas faixas de pedestres sem semáforo em dias de semana entre 10:00 e 16:00 em rodovias de mão dupla. Dos 7.087 veículos observados somente 3.193 (45,1%) pararam para pedestres.

Embora as leis de trânsito exijam carros pararem para pedestres ou pessoas com bicicletas atravessarem a rua, a regra é cumprida de forma diferente nas diferentes regiões do Japão.

O pior índice foi na prefeitura de Niigata onde apenas 23,2% dos motoristas pararam para pedestres.

Niigata foi seguida por Saga com 26,2%, em Osaka e Fukui apenas 27,7% e Ibaraki com 27,6%

Apesar de mais da metade dos motoristas não respeitarem as regras de trânsito no que diz respeito a quem tem a preferência das vias, os números vem melhorando ano após ano
Apesar de mais da metade dos motoristas não respeitarem as regras de trânsito no que diz respeito a quem tem a preferência das vias, os números vem melhorando ano após ano

Nagano teve o maior índice com 84,4% dos motoristas parando para pedestres, seguida de Ishikawa com 76,4% e Tochigi com 74,8%. Quando a pesquisa começou a média nacional em 2016 era de apenas 7,6%.

Porém, o número de motoristas obedecendo as regras de trânsito vem aumentando ano após ano.

Em 2023, o resultado foi 5,3% maior em comparação com 2022 quando a média de motoristas parando para pedestres foi de 39,8%.

A JAF comentou o óbvio: é de responsabilidade dos motoristas diminuir a velocidade até a parada antes dos pedestres atravessarem a rua, a menos que seja evidente não tenha ninguém para atravessar o cruzamento.

0 comentário em “Giro de notícias no Japão – 15 de março de 2024

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo