O Japão superou seu próprio recorde de expectativa de vida em 2020, ou seja, é o nono ano consecutivo de aumento da idade da população elevando o tempo de vida dos homens em 0,3 anos e das mulheres em 0,22 anos em relação a 2019.

Expectativa de vida atual no Japão
De acordo com um relatório divulgado no dia 30 de julho de 2021 pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, as mulheres japonesas vivem em média 87,74 anos enquanto os homens vivem 81,64.
Os dados fornecidos pelo governo japonês foram trabalhados junto aos coletados e divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e mantém o Japão como o país com a maior expectativa de vida do mundo.
Histórico da expectativa de vida no Japão
Durante o pós-guerra, o Japão tinha a menor expectativa de vida dos países que compõem o G7 (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão) com diversas comorbidades severas na população.
As principais doenças do Japão nos anos 60 eram de origem cerebrovascular, em especial a hemorragia intercerebral e o câncer de estômago. Por outro lado, as cardíacas e outros tipos de câncer começaram a minguar.

Segundo um estudo da Nature, a causa da queda destas doenças é creditado ao baixo consumo de carne vermelha, ácidos graxos saturados, alta ingestão de peixes (em especial os com ácidos graxos poli-insaturados N-3) e consumo vegetal incluindo a soja e seus derivados.
O baixo consumo de açúcares e bebidas não adocicadas, como o chá verde, o pouco uso de sal no preparo das refeições também foram fundamentais para que muitas doenças declinassem na população.
Aumento da saúde e da vitalidade
Por volta da década de 70, o Japão começou a experienciar um aumento significativo da saúde de sua população.
O país tinha a menor expectativa de vida no começo da década de 60, mas ao final da mesma década, os homens japoneses chegaram a maior do G7.

As mulheres atingiram o mesmo patamar em meados da década de 70 e desde então assumiram a dianteira. Já na década de 80, as japonesas lideraram a expectativa de vida mundial.
E desde 1985 o Japão se tornou o país com a maior expectativa de vida para ambos os gêneros.
Ao todo, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, são 36 anos adicionais.
Comparativos
Algumas pesquisas indicam que, se Hong Kong fosse um país, superaria o Japão com mulheres vivendo 88,14 anos e os homens 82,71 anos.
Porém, é difícil avaliar esse critério dado que a região autônoma é parte da China e possui uma enorme desigualdade social.
De acordo com a OMS, a Coreia do Sul está atrás do Japão em relação a expectativa de vida das mulheres com uma média de 86,3 anos. Em terceiro lugar vem Singapura com 86,1 anos de vida.

Quanto aos homens, a Suíça lidera com média de 81,9 anos, Japão vem atrás e Singapura se mantém em terceiro lugar com 81,5 anos.
Vale ressaltar que a expectativa de vida das mulheres japonesas chegou aos 80 anos em 1984, o mesmo aconteceria entre os homens apenas em 2013.
De acordo com um oficial do Ministério sobre o recorde estabelecido no Japão: “Embora o coronavírus tenha se tornado um fator de redução na expectativa média de vida, a taxa de mortalidade por pneumonia e câncer melhoraram no país”.
0 comentário em “Japão supera o próprio recorde de expectativa de vida em 2020”