Notícias

Japão supera o próprio recorde de expectativa de vida em 2020

Desde 1985 o país vem aumentando a qualidade de vida de sua população e pela nona vez consecutiva o Japão quebra seus próprios recordes. Saiba mais

O Japão superou seu próprio recorde de expectativa de vida em 2020, ou seja, é o nono ano consecutivo de aumento da idade da população elevando o tempo de vida dos homens em 0,3 anos e das mulheres em 0,22 anos em relação a 2019.

As mulheres japonesas vivem cerca de dois anos a mais do que as sul-coreanas, as segundas no ranking de expectativa de vida  no mundo
As mulheres japonesas vivem cerca de dois anos a mais do que as sul-coreanas, as segundas no ranking de expectativa de vida no mundo

Expectativa de vida atual no Japão

De acordo com um relatório divulgado no dia 30 de julho de 2021 pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, as mulheres japonesas vivem em média 87,74 anos enquanto os homens vivem 81,64.

Os dados fornecidos pelo governo japonês foram trabalhados junto aos coletados e divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e mantém o Japão como o país com a maior expectativa de vida do mundo.

Histórico da expectativa de vida no Japão

Durante o pós-guerra, o Japão tinha a menor expectativa de vida dos países que compõem o G7 (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão) com diversas comorbidades severas na população.

As principais doenças do Japão nos anos 60 eram de origem cerebrovascular, em especial a hemorragia intercerebral e o câncer de estômago. Por outro lado, as cardíacas e outros tipos de câncer começaram a minguar.

Com a reconstrução do Japão e o crescimento econômico, a qualidade de vida da população começou a melhorar entre a metade dos anos 60, início dos anos 70
Com a reconstrução do Japão e o crescimento econômico, a qualidade de vida da população começou a melhorar entre a metade dos anos 60, início dos anos 70

Segundo um estudo da Nature, a causa da queda destas doenças é creditado ao baixo consumo de carne vermelha, ácidos graxos saturados, alta ingestão de peixes (em especial os com ácidos graxos poli-insaturados N-3) e consumo vegetal incluindo a soja e seus derivados.

O baixo consumo de açúcares e bebidas não adocicadas, como o chá verde, o pouco uso de sal no preparo das refeições também foram fundamentais para que muitas doenças declinassem na população.

Aumento da saúde e da vitalidade

Por volta da década de 70, o Japão começou a experienciar um aumento significativo da saúde de sua população.

O país tinha a menor expectativa de vida no começo da década de 60, mas ao final da mesma década, os homens japoneses chegaram a maior do G7.

Cena do filme Kazoku Gēmu de 1983. Na imagem é possível ver como uma família de classe média do Japão se alimentava durante sua era dourada
Cena do filme Kazoku Gēmu de 1983. Na imagem é possível ver como uma família de classe média do Japão se alimentava durante sua era dourada

As mulheres atingiram o mesmo patamar em meados da década de 70 e desde então assumiram a dianteira. Já na década de 80, as japonesas lideraram a expectativa de vida mundial.

E desde 1985 o Japão se tornou o país com a maior expectativa de vida para ambos os gêneros.

Ao todo, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, são 36 anos adicionais.

Comparativos

Algumas pesquisas indicam que, se Hong Kong fosse um país, superaria o Japão com mulheres vivendo 88,14 anos e os homens 82,71 anos.

Porém, é difícil avaliar esse critério dado que a região autônoma é parte da China e possui uma enorme desigualdade social.

De acordo com a OMS, a Coreia do Sul está atrás do Japão em relação a expectativa de vida das mulheres com uma média de 86,3 anos. Em terceiro lugar vem Singapura com 86,1 anos de vida.

A cultura de realizar atividades físicas diárias com a Radio Taiso, aliado a uma dieta balanceada é a receita para a longevidade dos japoneses
A cultura de realizar atividades físicas diárias com a Radio Taiso, aliado a uma dieta balanceada é a receita para a longevidade dos japoneses

Quanto aos homens, a Suíça lidera com média de 81,9 anos, Japão vem atrás e Singapura se mantém em terceiro lugar com 81,5 anos.

Vale ressaltar que a expectativa de vida das mulheres japonesas chegou aos 80 anos em 1984, o mesmo aconteceria entre os homens apenas em 2013.

De acordo com um oficial do Ministério sobre o recorde estabelecido no Japão: “Embora o coronavírus tenha se tornado um fator de redução na expectativa média de vida, a taxa de mortalidade por pneumonia e câncer melhoraram no país”.

0 comentário em “Japão supera o próprio recorde de expectativa de vida em 2020

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading