Notícias notícias do Japão Posts recentes Sociedade

Abertura dos Jogos Olímpicos de Tokyo foi assistida por 73 milhões de japoneses

Abertura dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2021 foi o evento mais visto no Japão em pelo menos 10 anos, superou a final dos LA Laker vs. Boston Celtics, mas ficou atrás das Olimpíadas de Tokyo 1964. Saiba mais

Companhias televisivas do Japão informaram que 56,4% da população da Região Metropolitana de Tokyo e prefeituras próximas assistiram a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no dia 23 de julho de 2021.

Segundo as emissoras, o evento foi a maior audiência televisiva no país desde os Jogos Olímpicos de Tokyo de 1964.

Tenista Naomi Osaka acende a Tocha Olímpica na cerimônia de abertura no Estádio Nacional
Tenista Naomi Osaka acende a Tocha Olímpica na cerimônia de abertura no Estádio Nacional

De acordo com a Video Research Ltd., empresa de classificação, a audiência superou o jogo de basquete do Los Angeles Lakers em 1984 que foi de 47,9% e ficou atrás da Olimpíada de 64 com recorde máximo de 61,2%.

Os dados foram divulgados pela Video Research Ltd. nesta segunda-feira (26) e superou as expectativas considerando escândalos no Comitê Organizacional dos Jogos Olímpicos e a recusa da opinião pública sobre a realização do evento.

Estado de emergência ajudou

Em 12 de julho de 2021, segunda-feira, o governo central decidiu manter Tokyo dentro do estado de emergência, restringindo movimentações, aglomerações, o comércio (em especial bares e restaurantes) até o dia 22 de agosto, domingo.

Com a venda de bebidas alcoólicas até às 19:00 e estabelecimentos fechando suas portas às 20:00, a cidade de Tokyo permaneceu em casa assistindo a abertura, assim como as pessoas que moram nas prefeituras vizinhas da Região Metropolitana de Tokyo (Kanagawa, Chiba e Saitama).

Cerimônia de abertura durou cerca de 4 horas e foi retransmitida por diversas emissoras como a NHK e a TV Asahi
Cerimônia de abertura durou cerca de 4 horas e foi retransmitida por diversas emissoras como a NHK e a TV Asahi

O Primeiro-Ministro Yoshihide Suga fez um apelo público e pediu para os moradores de Tokyo, que eles assistissem e torcessem pelos atletas do país em casa. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 4 horas duração foi assistida por 73,27 milhões de japoneses.

Apesar da ausência de público dentro do Estádio Nacional, mais da metade do país sintonizou na NHK e em outras emissoras para acompanhar o espetáculo. Segundo Yiannis Exarchos, CEO da Olympic Broadcasting Service, esse foi o evento mais assistido nos últimos 10 anos no país.

Popularidade e recordes de audiência

Um levantamento da NHK apontou que 61% da região de Kanto assistiu a apresentação da atriz Miki Maya e da dançarina Kazunori Kumagai. Além disso, 24,2% acompanharam a disputa do judoca Naohisa Takato. Os irmãos Uta e Hifumi no judô alcançou 21,6% da audiência.

Yiannis Exarchos, CEO da Olympic Broadcasting Service em entrevista
Yiannis Exarchos, CEO da Olympic Broadcasting Service em entrevista

Em coletiva de imprensa, Yiannis Exarchos afirmou: “A cerimônia de abertura teve um nível de consumo muito algo. No Japão, fica claro que o sucesso dos atletas japoneses conquistando medalhas de ouro ajudou no sucesso da abertura”.

De acordo com o CEO, 80% dos japoneses assistiram a algum momento dos jogos. Informou também que o consumo pelas plataformas digitais estabeleceu um novo recorde.

Outras disputas também tiveram bons índices de audiência: o ouro conquistado pela nadadora Yui Ohashi nos 400m individuais medley foi acompanhado por 12,7% da audiência, já o ouro no circuito street do skatista Yuto Horigome foi visto por 12%.

Delegação japonesa desfila no Estádio Nacional durante cerimônia de abertura. Foto por Mike Blake/Reuters
Delegação japonesa desfila no Estádio Nacional durante cerimônia de abertura. Foto por Mike Blake/Reuters

Na região de Kansai baseada na prefeitura de Osaka, a transmissão do evento teve em média 49,6% de audiência com pico de 54,6% durante o desfile dos atletas no Estádio Nacional.

Contaminações

Nesta segunda-feira (26), mais 16 pessoas ligadas diretamente aos Jogos Olímpicos de Tokyo testaram positivo para SARS-CoV-2, entre eles, três atletas estrangeiros. Com os novos infectados, o número de doentes pela COVID-19 subiu para 148 pessoas.

Desde 1° de julho, 148 pessoas diretamente relacionadas aos Jogos Olímpicos testaram positivo para o SARS-CoV-2
Desde 1° de julho, 148 pessoas diretamente relacionadas aos Jogos Olímpicos testaram positivo para o SARS-CoV-2

De acordo com os organizadores, os atletas contaminados não estavam hospedados na Vila Olímpica, no entanto, um oficial estava. Eram quatro empreiteiros, dentre eles eram oito oficiais, além de quatro empreiteiros e um membro da organização.

Contando com os atletas, 10 pessoas eram estrangeiras e 6 nacionais. O número total de infectados é contabilizado e compilado pelos organizadores desde 1° de julho de 2021.

*Artigo corrigido e atualizado em 21/07/21.

0 comentário em “Abertura dos Jogos Olímpicos de Tokyo foi assistida por 73 milhões de japoneses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s