Notícias notícias do Japão Sociedade

Abertura dos Jogos Olímpicos de Tokyo foi assistida por 73 milhões de japoneses

Abertura dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2021 foi o evento mais visto no Japão em pelo menos 10 anos, superou a final dos LA Laker vs. Boston Celtics, mas ficou atrás das Olimpíadas de Tokyo 1964. Saiba mais

Companhias televisivas do Japão informaram que 56,4% da população da Região Metropolitana de Tokyo e prefeituras próximas assistiram a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no dia 23 de julho de 2021.

Segundo as emissoras, o evento foi a maior audiência televisiva no país desde os Jogos Olímpicos de Tokyo de 1964.

Tenista Naomi Osaka acende a Tocha Olímpica na cerimônia de abertura no Estádio Nacional
Tenista Naomi Osaka acende a Tocha Olímpica na cerimônia de abertura no Estádio Nacional

De acordo com a Video Research Ltd., empresa de classificação, a audiência superou o jogo de basquete do Los Angeles Lakers em 1984 que foi de 47,9% e ficou atrás da Olimpíada de 64 com recorde máximo de 61,2%.

Os dados foram divulgados pela Video Research Ltd. nesta segunda-feira (26) e superou as expectativas considerando escândalos no Comitê Organizacional dos Jogos Olímpicos e a recusa da opinião pública sobre a realização do evento.

Estado de emergência ajudou

Em 12 de julho de 2021, segunda-feira, o governo central decidiu manter Tokyo dentro do estado de emergência, restringindo movimentações, aglomerações, o comércio (em especial bares e restaurantes) até o dia 22 de agosto, domingo.

Com a venda de bebidas alcoólicas até às 19:00 e estabelecimentos fechando suas portas às 20:00, a cidade de Tokyo permaneceu em casa assistindo a abertura, assim como as pessoas que moram nas prefeituras vizinhas da Região Metropolitana de Tokyo (Kanagawa, Chiba e Saitama).

Cerimônia de abertura durou cerca de 4 horas e foi retransmitida por diversas emissoras como a NHK e a TV Asahi
Cerimônia de abertura durou cerca de 4 horas e foi retransmitida por diversas emissoras como a NHK e a TV Asahi

O Primeiro-Ministro Yoshihide Suga fez um apelo público e pediu para os moradores de Tokyo, que eles assistissem e torcessem pelos atletas do país em casa. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 4 horas duração foi assistida por 73,27 milhões de japoneses.

Apesar da ausência de público dentro do Estádio Nacional, mais da metade do país sintonizou na NHK e em outras emissoras para acompanhar o espetáculo. Segundo Yiannis Exarchos, CEO da Olympic Broadcasting Service, esse foi o evento mais assistido nos últimos 10 anos no país.

Popularidade e recordes de audiência

Um levantamento da NHK apontou que 61% da região de Kanto assistiu a apresentação da atriz Miki Maya e da dançarina Kazunori Kumagai. Além disso, 24,2% acompanharam a disputa do judoca Naohisa Takato. Os irmãos Uta e Hifumi no judô alcançou 21,6% da audiência.

Yiannis Exarchos, CEO da Olympic Broadcasting Service em entrevista
Yiannis Exarchos, CEO da Olympic Broadcasting Service em entrevista

Em coletiva de imprensa, Yiannis Exarchos afirmou: “A cerimônia de abertura teve um nível de consumo muito algo. No Japão, fica claro que o sucesso dos atletas japoneses conquistando medalhas de ouro ajudou no sucesso da abertura”.

De acordo com o CEO, 80% dos japoneses assistiram a algum momento dos jogos. Informou também que o consumo pelas plataformas digitais estabeleceu um novo recorde.

Outras disputas também tiveram bons índices de audiência: o ouro conquistado pela nadadora Yui Ohashi nos 400m individuais medley foi acompanhado por 12,7% da audiência, já o ouro no circuito street do skatista Yuto Horigome foi visto por 12%.

Delegação japonesa desfila no Estádio Nacional durante cerimônia de abertura. Foto por Mike Blake/Reuters
Delegação japonesa desfila no Estádio Nacional durante cerimônia de abertura. Foto por Mike Blake/Reuters

Na região de Kansai baseada na prefeitura de Osaka, a transmissão do evento teve em média 49,6% de audiência com pico de 54,6% durante o desfile dos atletas no Estádio Nacional.

Contaminações

Nesta segunda-feira (26), mais 16 pessoas ligadas diretamente aos Jogos Olímpicos de Tokyo testaram positivo para SARS-CoV-2, entre eles, três atletas estrangeiros. Com os novos infectados, o número de doentes pela COVID-19 subiu para 148 pessoas.

Desde 1° de julho, 148 pessoas diretamente relacionadas aos Jogos Olímpicos testaram positivo para o SARS-CoV-2
Desde 1° de julho, 148 pessoas diretamente relacionadas aos Jogos Olímpicos testaram positivo para o SARS-CoV-2

De acordo com os organizadores, os atletas contaminados não estavam hospedados na Vila Olímpica, no entanto, um oficial estava. Eram quatro empreiteiros, dentre eles eram oito oficiais, além de quatro empreiteiros e um membro da organização.

Contando com os atletas, 10 pessoas eram estrangeiras e 6 nacionais. O número total de infectados é contabilizado e compilado pelos organizadores desde 1° de julho de 2021.

*Artigo corrigido e atualizado em 21/07/21.

0 comentário em “Abertura dos Jogos Olímpicos de Tokyo foi assistida por 73 milhões de japoneses

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: