Notícias notícias do Japão Sem categoria

Japão registra maior exportação no mês de maio dos últimos 41 anos

Maio foi um mês surpreendente para as exportações em comparação com 2020

O Japão registrou em maio um aumento de 49,6% de suas exportações em relação ao ano anterior (2020). Foram exportados JP¥ 6,26 trilhões (U$ 57 bilhões) em produtos, em especial autopeças e automóveis.

O principal motor das exportações do Japão em maio foi o setor de autopeças e automóveis. Foto por Akio Kon
O principal motor das exportações do Japão em maio foi o setor de autopeças e automóveis. Foto por Akio Kon

É a maior exportação desde abril de 1980 de acordo com o Ministério das Finanças (aumento de 51,4% em relação aquele ano). Não obstante, país registrou aumento de 16,1% em março e 38% em abril em suas exportações.

No entanto, há preocupações de que o cenário mude nos próximos meses por conta da mudança das demandas nos países de economia avançadas de produtos para serviços.

Recuperação econômica

O mês de maio de 2020 registrou queda nas exportações japonesas em 28,3% em relação ao mesmo período de 2019 devido a pandemia de coronavírus. Antes do surto, o Japão vinha registrando sucessivos aumentos de 7,3% nas exportações e queda 5,2% nas importações.

Isso significa que a balança comercial japonesa era superavitária na medida em que suas exportações superam as importações. Porém, as quedas consecutivas das cadeias de produção do país geraram uma reversão que só agora está sendo revertida.

A balança comercial japonesa foi superavitária em relação ao Japão, China e estados asiáticos e deficitária em relação aos países da União Europeia
A balança comercial japonesa foi superavitária em relação ao Japão, China e estados asiáticos, mas deficitária em relação aos países da União Europeia

As exportações japonesas para a União Europeia e EUA tiveram aumento de 39,4% e 23,6% respectivamente na demanda por veículos a autopeças enquanto a demanda chinesa por semicondutores subiu 63,9% em relação ao ano anterior.

Além disso, o Japão também registrou superávit de JP¥ 532,59 bilhões (U$ 48,3 bilhões) em sua balança comercial na região da asiática com um aumento de 32,5% nas exportações e 13,2% nas importações.

Queda no setor de turismo

Apesar do bom resultado apresentado no mês de maio na balança comercial, o setor do turismo segue sendo castigado pela pandemia. O número de visitantes no Japão no mês de maio caiu 99,6% em relação ao mesmo período de 2019.

Segundo dados do JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão), pouco mais de 10 mil estrangeiros entraram no país em março de 2021. Desses, 1.800 eram chineses, mil estadunidenses, mil sul-coreanos e 600 filipinos.

Com pouco mais de 10 mil estrangeiros que visitaram o país no mês de maio, o Japão registrou uma queda de 99,6% de turistas estrangeiros em relação a 2019
Com pouco mais de 10 mil estrangeiros que visitaram o país no mês de maio, o Japão registrou uma queda de 99,6% de turistas estrangeiros em relação a 2019

O forte controle sanitário nas portas de entradas do país não deve ser levantado durante a realização dos Jogos Olímpicos de Tokyo, evento que deverá ter início no dia 23 de julho.

Já o número de japoneses que foram para outros países registrou queda de 97,9% em relação a 2019. De acordo com o JNTO, 30.100 cidadãos viajaram para o exterior em maio.

Bens e serviços

O economista Kazuma Maeda da Barclays Securities Japan Ltd, uma empresa especializada em fundos de investimento, acredita que os números apontam para uma provável desaceleração nas exportações japonesas.

Para Maeda, as exportações aumentaram devido a queda acentuada do ano anterior. Outro fator importante para esse aumento é a falta global de semicondutores (absolutamente necessário para a indústria moderna).

O setor de serviços deverá aumentar nos países de economia avançada
O setor de serviços deverá aumentar nos países de economia avançada

Porém, a expectativa é que as exportações japonesas encolham nos próximos meses, em especial os bens ligados a indústria automobilística, o que deverá impactar significativamente na balança comercial do país.

Kamuza também pontua o fato de que as economias avançadas e os principais parceiros comerciais do Japão deverão aumentar o consumo de serviços em detrimento aos bens de consumo por causa da recuperação econômica desses países.

0 comentário em “Japão registra maior exportação no mês de maio dos últimos 41 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s