Trem Maglev japonês deverá custar mais 14 bilhões

Trem Maglev no Japão custará mais U$ 14 bilhões para ser concluído

Trem Maglev será o mais rápido do mundo, com velocidade de 600 km/hora

Segundo informações da NHK, o presidente da JR Tokai, Kaneko Shin, declarou que o custo para o primeiro trem Maglev no Japão ficar pronto foi revisado.

Maglev é uma tecnologia nova que promete viagens muito mais rápidas, pois usa magnetismo nos trilhos. Portanto, sem atrito físico dando a impressão de levitação.

Trem Maglev em exposição em Yamanashi
Exposição do trem Maglev em Yamanashi

A tecnologia japonesa conectará Nagoya e Tóquio por volta de 2027. Pelo menos esses eram os planos antes da pandemia de coronavírus estourar no mundo.

Custo bilionário para trem Maglev

Os gastos estimados tiveram um adicional de U$ 14 bilhões perfazendo um total de U$ 64 bilhões ao total.

Segundo Kaneko Shin, a construção dos terminais em Shinagawa e Nagoya serão mais trabalhosas, do que esperado inicialmente.

Também chamou a atenção para a necessidade de mais investimentos em tecnologia contra abalos sísmicos (terremotos) e custos para remover a terra gerada pela construção.

O plano é gerar a verba extra entre 2024 e 2028, época que o Japão terá para recuperar sua economia abalada pela pandemia até a inauguração da linha.

No entanto, a conclusão das obras enfrenta mais um desafio, além desse custo extra. O governo local de Shizuoka, que fica entre os terminais de Nagoya e Tóquio, ainda se recusa a aprovar as obras na região.

A justificativa fica por conta do risco de impactar as fontes de água do local. Kaneko Shin admitiu que esse empecilho será um entrave difícil de ser resolvido.

Melhoras

Em 2020, a tecnologia foi melhorada. O fabricante conseguiu reduzir a resistência ao ar em 13%, além de reduzir o consumo de energia, segundo informações do NHK. O interior foi modificado para bloquear os níveis de ruído e os assentos ficaram mais largos.

Atualmente, testes com a trem Maglev japonês são feitos em Yamanashi em um trilho de 300 kilômetros. A viagem é feita em 40 minutos com velocidade de 500 km por hora em média.

Trem Maglev será o mais rápido do mundo

O trem Maglev tem a capacidade de atingir até 600 km/hora e fará parte da linha Chuo Shinkansen com planos de extensão até Osaka.

Sua inauguração cria expectativas e será o primeiro lançamento usando uma tecnologia avançada de transporte desde a inauguração do shinkansen no Japão.

0 comentário em “Trem Maglev no Japão custará mais U$ 14 bilhões para ser concluído

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading