Devido ao aumento dos casos de coronavírus no Japão, Tokyo, Osaka, Kyoto e Hyogo entrarão em estado de emergência até o dia 11 de maio, segundo informações do NHK.
As medidas entrarão em vigor no sábado, 24 de abril. O Primeiro-Ministro Yoshihige Suga afirmou que o aumento de casos nestas 4 regiões é preocupante, pois as infecções podem se espalhar para o resto do país.
O estado de emergência acontecerá perto de um grande feriado e as medidas mais restritivas visam conter os novos casos.
Os governadores de cada prefeitura poderão optar por deixar as medidas mais abrangentes, mas menos restritas em comparação com um lockdown.
Isso quer dizer bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais que vendam bebidas alcoólicas fecharão, enquanto restaurantes deverão parar de atender o público às 20 horas.
Ônibus, metrôs e trens terão horário de funcionamento reduzidos, shoppings e lojas de departamento fecharão com exceção de serviços essenciais.
Ajuda financeira
Yoshihide Suga prometeu auxílio financeiro para os negócios que serão afetados pelas medidas mais restritivas e se desculpou pelo inconveniente.
Osaka tem sido mais afetada com novas infecções com 1.000 casos diários novos nos últimos quatro dias.
O governador de Osaka, Yoshimura Hirofumi, afirmou que o estado de emergência será um grande peso para as atividades econômicas e sociais, mas o alastramento das infecções e o estado do sistema de saúde devem ser levados a sério. Seu desejo é parar esse avanço para poderem superar a crise.
Já a governadora de Tokyo, Keiko Yuriko, afirmou que o estado de emergência é um peso, mas é necessário. Ela afirmou que se cada um adotar estas medidas hoje, a situação estará melhor em 10 dias a duas semanas.
Leia também:
Coronavírus no Japão: confira o relatório de novas infecções do dia 23 de abril
Créditos imagem principal: Kiyoshi Ota – Pool/Getty Images
0 comentário em “Japão declara estado de emergência em 4 regiões”