Homem segura tablet para ler notícias
notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 01 de dezembro de 2020, terça-feira

Brecha na segurança de empresas, aniversário da princesa Aiko, estátua de 18 metros Gundam é revelada em Yokohama e a saída do CEO da bolsa de valores depois de erro grave

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

Giro de notícias no Japão: 1 de dezembro de 2020, terça-feira

A manhã da terça-feira do Japão foi marcada pela notícia do vazamento de dados e descobrimento de uma grave falha para ataques hacker, aniversário da princesa Aiko, estátua gigante Gundam de Yokohama é revelado e o afastamento do CEO da bolsa de valores japonesa.

Mais de 600 empresas japonesas foram alvos de cyber ataques

O esquema de home office adotado em estado emergencial durante a pandemia de coronavírus mostrou que as empresas japonesas não estavam preparadas quanto a segurança digital para trabalho remoto.

Segundo o Kyodo News, uma série de empresas de grande porte e até agências governamentais estavam suscetíveis e estavam sendo alvos de ataques.

Senhas e outras autenticações foram roubados de uma lista de 50,000 VPNs e os dados foram vazados no dia 19 de novembro.

10% (5,400) estavam ligados a entidades japonesas incluindo rede de hotéis, empresas de cybersegurança, hospitais públicos, entre outros.

Entre os dados vazados estavam informações sobre a agência nacional de turismo japonesa (JNTO), Universidade de Sapporo e até a The National Police Agency teve 46 casos de acesso indevido desde o mês de agosto de 2019.

Uma empresa de Tóquio especializada em criptografia chamada DuCurret Inc. teve 10 pedaços de autenticação roubados.

Princesa Aiko faz 19 anos

Créditos: NHK

A princesa Aiko fez aniversário no dia 1 de dezembro e completou 19 anos. A jovem filha do Imperador Naruhito e da Imperatriz Masako se dedica aos estudos de literatura japonesa na Universidade Gakushuin em aulas online devido a pandemia de coronavírus.

As aulas online começaram em abril, mas em outubro, a princesa Aiko fez uma visita para conhecer colegas de classe e professores. Ano que vem, Aiko completará a maioridade e passará a trabalhar em compromissos oficiais da família real japonesa.

Presidente da bolsa de valores de Tóquio se afasta de cargo

O presidente da bolsa de valores de Tóquio e CEO, Miyahara Koichiro, resignou ao cargo em consequência da parada comercial do dia 1 de outubro.

Além disso, o CEO do Japan Exchange Group, Kiyota Akira, terá 50% de seus pagamentos por quatro meses debitados, enquanto outros executivos também sofrerão compensações.

O erro foi grave, pois uma paralização total não ocorria desde a digitalização da bolsa de valores em 1999. Segundo o TSE, o erro foi causado por um erro de hardware e falha no backup.

Estátua de 18 metros Gundam é revelada em Yokohama

A estátua será atração no complexo Gundam Factory Yokohama que será inaugurado no dia 19 de dezembro.

Após o aniversário de 40 anos do lançamento da série televisiva Mobile Suite Gundam ter sido comemorado em 2019.

Os visitantes poderão ver a estátua de decks em pontos de observação no Gundam Deck Tower e ver a estátua de perto. Com 20 partes móveis, a estátua terá uma nova pose a cada meia hora.