O sistema Fusuato Nozei permite que as pessoas façam doações em troca de presentes que resulta em uma dedução nos impostos.
Furusato Nozei cresce
Até o fim do ano fiscal de 2022, estas doações aumentaram 16% em relação ao ano anterior atingindo 965.4 bilhões de ienes batendo o recorde pelo terceiro ano seguido.
Os números de doações chegaram a 51.84 milhões com média de redução de impostos a 5%.

No entanto, apesar dos benefícios, o sistema tem causado uma competição entre os municípios de quem oferece os melhores e mais extravagantes presentes.
Por isso, o governo central estabeleceu que os presentes não podem valer mais do que 30% do valor da doação e os municípios não podem gastar mais de 50% em taxas operacionais.
Mas a prática de oferecer presentes cada vez melhores continuou sendo praticado com alguns municípios dominando a lista de preferidos.

Isso criou uma lista de compras que é propagado por sites de terceiros, assim como é usado por pessoas ricas fazerem sonegação fiscal.
Além disso, criou-se uma disparidade entre municípios que são ricos o suficiente para montar presentes luxuosos e aqueles que não têm esta possibilidade.
Alguns especialistas afirmam que o sistema furasato nozei está causando um escape dos lucros de impostos das áreas metropolitanas.
Isso está causando um efeito que está alterando as finanças públicas na proporção que as taxas de cidades pequenas crescem. No ano fiscal de 2022, por exemplo, os municípios gastaram um total de 451.7 bilhões de ienes em taxação de impostos.
Por isso, a partir do mês de outubro, o Ministério de Assuntos Internos restringirá as regras de taxação do furusato nozei para as definições do que pode ser selecionado como produto local e ser colocado como presente.
0 comentário em “Furusato Nozei: novas regras de taxação serão feitas em outubro”