É de conhecimento geral que a cor preto deve ser evitada em dias quentes, pois absorvem mais a temperatura e favorecem o calor. No entanto, pesquisadores japoneses fizeram novas descobertas que podem ajudar a ficar mais fresco em períodos de altas temperaturas por conta da crise climática.
A Terra recebe energia radiante do sol e o fator absorvedor ou refletor se dará por conta da cor. A energia que é absorvida acumula temperatura, deixando uma sensação de calor maior.

Enquanto isso, as cores mais claras que refletem ajudam a deixar o calor mais ameno. O pesquisador sênior Toshiaki Ichinose do Instituto Nacional para Estudos Ambientais de Tsukuba em Ibaraki investigou as ligações do calor com a cor da roupa.
Os experimentos feitos em 2019 mostraram que além da cor preto, outra cor mostrou absorção igualitária. O time de pesquisadores deixaram camisetas polo de nove cores diferentes expostas ao sol.

Eles usaram câmeras termodinâmicas para medir a temperatura das camisetas, avaliando a cor externa em cinco minutos de exposição.
Branco é mais fresco
Os resultados mostraram que as cores que permaneceram mais frescas foram o branco, seguido de amarelo, cinza, vermelho, roxo, azul, verde, verde escuro e preto.
Preto e verde escuro são piores
Enquanto as camisetas nas cores branco e amarelo ficaram entre 30 graus Celsius, muitas partes das camisetas nas cores preto e verde escuro chegaram a 45 graus.
O experimento também mostrou que a energia infravermelha que penetra o planeta perfazem uma porção significativa da energia radiante.
Ao examinar esta luz, os pesquisadores descobriram que tanto preto quanto verde escuro absorveram 87%, enquanto a cor branca absorveu apenas 63%.
Portanto, a cor escolhida da roupa interfere no bem-estar relacionado a temperatura corporal com verde escuro e preto sendo colocados na mesma categoria para serem evitados.
As cores que devem ser escolhidas são branco, cinza, amarelo e vermelho. Deve-se evitar usar preto, verde escuro, azul e roxo em dias de sol escaldante.
0 comentário em “Pesquisadores japoneses descobrem cores piores para verão”