Cuidados de beleza da pele japonês
Beleza Destaques

Skincare japonês: confira o passo a passo da rotina de cuidados com a pele

O skincare japonês prioriza cuidado de uma pele saudável, limpa e hidratada

No Japão, é muito comum que exista uma rotina de cuidados com a pele para manter a saúde. Esta rotina faz parte de um hábito que faz os produtos de beleza fazerem muito mais sucesso, do que os itens de maquiagem.

Em vez de encher o rosto de corretivos, bases e produtos químicos para disfarçar imperfeições, as japonesas preferem cuidar da pele de forma profunda priorizando a limpeza, hidratação e proteção. Continue lendo e entenda.

Skincare japonês – J-beauty

Passo a passo dos cuidados de skincare japonês

Engana-se quem pensa que o skincare japonês é complicado e demorado. Em menos de 10 minutos, é possível cuidar e tratar da pele pelas manhãs e antes de deitar com uma abordagem de hidratação por camadas.

Também não se gasta muito com produtos, já que os de boa qualidade rendem bastante e o objetivo não é sobrecarregar a pele de soluções, mesmo que sejam de limpeza.

Falando em produtos, existem muitas opções no Japão e a maioria entregará resultados para os passos essenciais. Tem produto de limpeza facial baratinho encontrado nas farmácias, como séruns anti-idade bem caros de marcas renomadas, como Shiseido.

Padrão de beleza

Pele mochi padrão de beleza japonês

O padrão de beleza japonês preza por uma pele do rosto de aspecto delicado, sem manchas, sem muitas linhas de expressão e de aspecto luminoso.

Além disso, a tendência de maquiagem é a de um visual saudável e com poucos produtos, mais natural possível.

Skincare pela manhã

A rotina skincare japonesa é bem pessoal, pois de acordo com o tipo de pele, mais cuidados serão necessários. Mas, mostraremos um passo a passo básico com apenas 3 passos pela manhã e 3 passos noturnos que podem ser adotados de forma fácil.

1. Limpeza suave e hidratante – Sengan

As japonesas costumam usar produtos para promover uma limpeza leve com hidratação pela manhã para prevenir que a pele fique seca demais durante o dia com aparentes linhas de expressão e rugas.

Então, é legal pegar um produto com pH neutro que não retire a oleosidade natural da pele, mas elimine a sujeira que se acumulou para aumentar o bem-estar. Afinal, nada como ter a sensação de limpeza, hidratação e frescor pela manhã.

Escolher um produto de limpeza suave e garantir hidratação nessa etapa evitará que a pele fique ressecada, mantendo a oleosidade natural da pele sem agredir.

Produto a base de óleo ou água?

Os produtos a base de óleo fazem muito sucesso no Japão por retirarem bem a sujidade e hidratar. Teoricamente é indicado para todos os tipos de pele, mas o uso deve ser avaliado individualmente.

Além disso, eles requerem uma limpeza dupla. Após usar o cleanser é recomendado usar um produto a base de água para retirar possíveis resíduos oleosos que tenham ficado na pele.

Como usar cleanser oil

Esse tipo deve ser usado em pouquíssima quantidade. Uma gota ou duas na ponta de dois dedos será o suficiente. Não é aconselhável derramar uma quantidade na palma da mão em concha para não exagerar na quantidade.

Umedeça o rosto com água morna. Agora, coloque uma ou duas gotas de cleanser nas pontas dos dedos. Depois, passe uma mão na outra até espalhar o produto nas palmas das mãos.

Como esse produto é a base de óleo ele se espalhará e renderá bastante, pois não evapora. As mãos ficarão levemente brilhantes sem estar pegajosa demais.

Uma gota de óleo de limpeza nos dedos

Depois, sem fazer pressão espalhar o produto pelo rosto. Depois, quando adicionar um pouco de água no rosto, o cleanser se tornará um líquido leitoso suave que deve ser retirado gentilmente com uma toalha limpa ou água morna.

Cleanser a base de água

Esse tipo de produto deve ser colocado em um pedaço de algodão. A dica é usar pouco produto e passar o algodão na pele de forma gentil e sem esfregar para retirar todos os resíduos.

2. Matizador ou Tônico – Keshosui

Keshosui - rotina skincare japonês Tônico

O matizador (softner) é um produto que age para reter a hidratação e equilibrar o pH pele para receber os outros produtos (protetor solar e maquiagem). Conhecido popularmente como hidratante líquido, dá uma sensação de refrescância, hidratação profunda e com o uso a longo-prazo, melhora o aspecto da pele.

O tônico é um produto com efeito adstringente para limpeza que diminui os poros e indicado para peles oleosas. Já quem sofre de pele seca e desidratada pode optar pelo matizador.

3. Proteção UV – hiyakedome

Protetor solar no skincare japonês

Aqui entram os protetores solares de pele de fator mínimo 30 para proteger a pele da ação nociva de raios UV prevenindo envelhecimento precoce.

Pronto, a rotina de skincare japonês matinal é essa. Depois disso, a pele fica preparada para receber maquiagem e sair para trabalhar ou relaxar.

São pequenos cuidados e que farão a diferença na aparência da pele a longo-prazo, além de ajudar para deixar o acabamento da maquiagem mais perfeito, já que uma pele ressecada prejudica o resultado final com rachaduras e aspecto quebradiço.

Rotina de cuidado noturno

Após um longo dia em que a pele foi exposta a poluição, intempéries do clima, suor, maquiagem ou condições que prejudiquem a pele, a rotina de skincare japonês deve continuar a ser feita antes de deitar para dormir com mais 3 passos.

1. Limpeza profunda

Antes de deitar, a recomendação é investir em uma limpeza um pouco mais profunda, mas com produtos não abrasivos, ou seja, sem álcool.

Nesse caso, usa-se água morna e um produto que pode agir como esfoliante para retirar pele morta. Também é recomendado escolher produtos com antioxidantes.

2. Nutrição com sérum ou essência – biyoueki

Sérum matizador japonês

O sérum ou essência hidratará a pele e reporá nutrientes perdidos durante o dia para manter a saúde de forma profunda. Além disso, o aspecto da pele ficará brilhante e luminoso, mas sem estar pegajoso.

Existem boas opções que rendem bastante e só é preciso duas gotas no máximo. A dica é colocar as gotas nas pontas dos dedos, espalhar e massagear.

É popularmente chamado de água da beleza pelo seu aspecto leve e aquoso, mas com poderes hidratantes e regenerativos impressionantes.

3. Faça uma massagem

Essa etapa pode ser feita no sofá enquanto assiste a alguma coisa ou quando relaxa na cama antes de dormir. A pele ficará mais bonita com redução de poros e suavização de linhas de expressão e rugas.

Os movimentos devem ser circulares, de dentro para fora e de baixo para cima fazendo um lifting na pele do rosto.

Se quiser pode usar rolinhos de pedras naturais, usar os dedos das mãos ou qualquer outro acessório para massagens faciais, mas faça de forma gentil.

Importância da hidratação profunda da pele

A pele é feita de três camadas e muito de sua aparência se dá por conta da capacidade do tecido ficar firme e esticado. Para tal, ele deve ficar hidratado em todas as camadas, sem sujeira entupindo os poros e livre de agentes que prejudiquem o pH natural da pele e a oleosidade natural.

No entanto, durante o dia, nossa pele acaba exposta a um monte de fatores que prejudicam a hidratação e o Ph. Detergente, sabonetes com ingredientes nocivos, produtos de limpeza, poluição, raios UV, tempo seco, entre outros.

Camadas da pele
Do lado direito a pele seca tem aparência enrugada

Apesar da oleosidade natural da pele servir como proteção para que agentes agressores não consigam entrar pelos poros, ao mesmo tempo ela vira meio para proliferação de germes, além de causar sensação ruim de sujeira.

Uma camada de sujeira com óleo que não for retirada com água e algum produto emulsificante (sabonete, loção de limpeza, etc), pode entupir os poros e causar uma inflamação (espinhas).

A região fica inchada, cheio de pus, de cor avermelhada e com ferida. Por isso, a limpeza é um passo fundamental para a saúde da pele.

Além disso, outros aspectos influenciam na aparência em relação a linhas de expressão, maciez e elasticidade. Os maiores inimigos são a secura e a desidratação.

Pele seca, desidratada e com espinhas
Pele seca, desidratada e com espinhas

Quando os tecidos ficam secos ou desidratados, a aparência fica com rachaduras, escamosa, vermelha e com linhas aparentes. A pele coça e fica propensa a ter feridas e arranhões.

Leia também

3 produtos japoneses para limpar, hidratar e esfoliar

Pele desidratada

Pele desidratada

A pele desidratada fica sem elasticidade e sem possibilitada de reter água. Esteticamente, a pele fica marcada de alguns sulcos aparentes.

Pele morta pode começar a se acumular fazendo a pele ficar grossa. Quando a pele está desidratada tende a produzir mais óleo e os poros podem acabar entupindo e ocasionar acne.

Pele seca

A pele seca fica incapaz de reter óleo causando aparência escamosa, propensa a feridas e rachaduras. Além disso, coça bastante. Os cremes convencionais não conseguem hidratar peles muito secas e loções a base de óleo serão ideais.

Pele oleosa

Muita gente não sabe, mas quem tem pele oleosa pode sim usar produtos de limpeza e hidratação a base de óleo. Isso porque a pele oleosa não é imune a sofrer com pele desidratada e seca.

No entanto, recomenda-se uma limpeza moderada apenas pela manhã e noite para não causar irritação que poderá causar acne.

Produtos japoneses para a pele

O mercado asiático focado em skincare e nutricosméticos dominam as tendências e a dominância neste mercado.

O Japão construiu uma cultura de cuidados da pele e lança muitos produtos todos os anos com uma linha grande de produtos. Além dos citados no passo a passo deste artigo, ainda será possível encontrar:

Emulsão – nyuueki

A emulsão é um produto emoliente indicado para quiser adicionar a rotina de skincare japonês em áreas mais ressecadas. Por exemplo, em volta dos olhos.

Creme – Kuri-mu

O creme costuma ser o último passo a ser adicionado na rotina noturna. Ele é bem espesso e deve servir de barreira para que os produtos anteriores não saiam da pele durante a noite.

Máscaras

Mulher aplicando máscara facial

As máscaras faciais oferecem inúmeros benefícios e uma maneira prática de aplicar produtos. No Japão, tem máscara para praticamente tudo, desde séruns a outros produtos combinados.

Importância dos produtos soft e neutros

Uma das grandes características dos produtos japoneses fica por conta de serem o menos agressivos possíveis para a pele. Além disso, a dica é procurar itens sem álcool (non arukooru) e sem parabenos (parabenfurii).

0 comentário em “Skincare japonês: confira o passo a passo da rotina de cuidados com a pele

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s