Receita de gyoza e segredos para acertar o recheio
Comida Culinária japonesa Destaques

Gyoza: aprenda mais sobre este prato da culinária japonesa (com receita e dicas)

Confira os segredos para fazer um gyoza perfeito

Gyoza é uma preparação levada ao Japão da China, foi enraizado na culinária tradicional e está presente no cotidiano.

É comumente servido com ramen (lámen japonês), além de ser ótimo acompanhamento para comer com bebidas alcoólicas. No Japão, a variedade se resume a dois recheios, carne de porco moída com repolho ou vegetais.

A textura da massa é fina, enquanto o recheio deve ser suculento com bastante umidade. O gosto forte de alho e gengibre dão um toque extra e o molho de vinagre ou picante completam o sabor.

Gyoza

Gyoza pronto servido com molho
Gyoza ou guioza

É uma espécie de pastel, com uma massa leve e macia. Dá para ferver e comer em caldos e ensopados, grelhar na chapa com uma casquinha fina crocante na parte debaixo, fazer no vapor ou fritar.

Gyoza frito

É uma preparação versátil, que pode ser servida em refeições principais, como aperitivos para comer com bebidas. Uma de suas principais características está um recheio suculento com bastante alho, gengibre e repolho.

Receita de Gyoza

A receita de yaki gyoza é a mais tradicional dos izakayas e casas de ramen. É cozido no vapor e depois levemente frito até formar uma casquinha deliciosa na parte debaixo, enquanto o interior fica macio.

Use uma panela adequada

Um dos segredos para fazer o gyoza fica em relação ao preparo. É importante que a panela seja de grossura média e ter tampa. Se for muito fina, ela esquentará demais e correrá o risco de queimar os gyozas.

Esquente a água

A água usada para preparar no vapor deve estar quente, pois se estiver morna ou fria fará com que a temperatura da panela caia prejudicando o cozimento.

Não esqueça do óleo de gergelim e ingredientes picados e ralados

Usar óleo de gergelim também é um diferencial dando um aroma e sabor específicos a massa. Também é importante picar o repolho bem fininho, além do alho e gengibre serem ralados.

Prefira carne de porco gordurosa

Escolha carne de porco gordurosa. Para essa receita se escolher uma carne de porco magra acabará sem a textura ideal do gyoza, que é ter a carne bem cozida, mas suculenta com caldo.

Escolha fazer a massa ou comprar

massa para enrolar gyoza

A massa não tem muito segredos, basicamente mistura farinha de trigo com água e sal.

Hoje em dia, tem bastante opção de marcas que vendem massa para gyoza em lojas especializadas em culinária oriental.

Elas cumprem bem o propósito, mas recomendamos testar mais de uma até achar a que agrade mais. No geral, o gyoza deve ter a massa bem leve.

Mesmo assim se quiser fazer a massa, é só juntar 2 copos (240 gramas) de farinha de trigo, com ½ copo (120 ml) de água fervida e ½ colher de sopa de sal.

Misture e sove até ela não grudar mais. Sove por mais dez minutos e deixe descansando por 30 minutos.

Sove mais 10 minutos e corte em bolinhas de tamanho igual o suficiente para abrir um pequeno disco.

Coma de hashi

O gyoza tem a massa tão fininha que o garfo pode rasgar o pastel. A graça é apreciar o conjunto da massa com o recheio. Por isso, o mais adequado é comê-lo com hashi. Se precisar, use uma colher para auxiliar.

Uma só mordida

Quando se trata de gyoza, ele tende a ser compacto e pequeno. Então, a melhor forma é comer em uma mordida só.

Ingredientes do recheio

O recheio abaixo é um dos mais populares de restaurantes. Leva ingredientes simples, mas com pequenos segredos o fazem ser uma opção gostosa.

A carne bem misturada com os ingredientes ganha sabor, enquanto o repolho refogado com alho e gengibre fica gostoso. A farinha de maisena ou tapioca fará com que o recheio ganhe liga e mantenha a umidade sem soltar água. Portanto, o recheio fica suculento.

Usar pó dashi dará um sabor umami especial. Esse pó de peixe bonito chamado dashi é usado como base de sopas e caldos no Japão. De sabor levemente defumado, fica ótimo junto com a carne de porco moída temperada.

  • 4 alhos grandes
  • 2 colheres de sopa de gengibre cortado
  • 250 gramas de repolho chinês ou acelga
  • ½ copo de cebolinha
  • 450 gramas de carne de porco moída
  • 1 e ½ colher de sopa de shoyu
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de tapioca ou farinha de maizena
  • 1 e ½ colher de sopa de dashi (pó de peixe bonito)

Modo de preparo

Primeiro, deve-se ralar os dentes de alho ou se preferir pode amassar. Faça o mesmo com o gengibre. Corte as folhas do repolho chinês em espessura bem fina e picada.

Repolho sendo cortado em etapa
Separe a parte mais dura das folhas antes de cortar fino

Separe a parte mais dura (branca), fatie e pique. O segredo será separar a parte mais dura e espessa das folhas para ser refogada primeiro para ter um cozimento perfeito.

Pique a cebolinha e reserve. Refogue o alho misturado com o gengibre em uma frigideira em fogo baixo. Assim que ele começar a ficar marrom, acrescente a parte mais dura do repolho picado.

Coloque ½ colher de sopa de sal para que o repolho solte água. Deixe em fogo baixo até que o repolho tenha reduzido de tamanho e esteja bem macio.

Depois, acrescente as folhas picadas e misture bem. Assim que elas murcharem desligue o fogo. Deixe descansando sem tampa para que a água evapore bem.

Enquanto isso, faça o preparo da carne moída

Em uma tigela coloque a carne moída de porco, shoyu, o óleo de gergelim, açúcar, tapioca e o dashi. Misture tudo.

Agora, acrescente a cebolinha picada e o repolho refogado com alho e gengibre em temperatura ambiente. Misture tudo.

Nessa etapa não esqueça de checar a temperatura do refogado, que não deve estar quente ou morno para não correr o risco de cozinhar a carne moída de porco.

Montagem do gyoza

Hoje em dia, a massa pode ser encontrada pronta de forma fácil e prática. Tudo o que precisará para montar o gyoza é ter uma tigela de água e paciência.

Molhe os dedos com água e passe na borda da massa. Coloque uma colher de sobremesa de recheio e feche o disco a partir do meio.

Fechando gyoza

Se não estiver com tempo, apenas feche o resto das bordas para ter um pastelzinho simples. Caso queira uma aparência mais elaborada, é só fazer três dobras de cada lado usando os dedos.

Gyoza fechado em quatro diferentes formas
Diferentes formas de fechar o gyoza

Preparando o gyoza

A maioria das receitas de gyoza ensinam a fritar os gyozas no óleo primeiro e depois jogar água, mas nossa receita faz o contrário.

Da forma abaixo, ele não perde o sabor da fritura no óleo de gergelim, por exemplo. Fica muito mais saboroso e crocante.

Então, o primeiro deve-se cozinhar os gyozas no vapor para que o recheio não fique cru.

Coloque a frigideira em fogo baixo e coloque os gyozas enfileirados. Adicione água fervida até cobrir os pasteizinhos até a metade. Tampe e deixe por cinco minutos.

É importante não colocar água em temperatura ambiente ou gelada para não diminuir a temperatura da frigideira.

Após esse período, dê uma olhada. A água deve ter evaporado toda. Agora que o recheio está cozido, é hora de dourar e fritar.

Frite em óleo de gergelim

Adicione óleo de gergelim na panela e tampe. Deixe em fogo baixo e o suficiente para que forme uma casquinha dourada embaixo do gyoza.

Dependendo da potência do fogão, esse processo demorará no máximo cinco minutos. Depois, sirva o gyoza enfileirado e com a parte das dobras virada para baixo.

Yaki Gyoza

Sirva com molho

Gyoza no molho

O molho mais simples é uma mistura de 2 colheres de sopa de vinagre branco com 2 colheres de sopa de molho shoyu e 1/2 colher de sopa de óleo de pimenta rayu (opcional).

0 comentário em “Gyoza: aprenda mais sobre este prato da culinária japonesa (com receita e dicas)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s