Gyoza é uma preparação levada ao Japão da China, foi enraizado na culinária tradicional e está presente no cotidiano.
É comumente servido com ramen (lámen japonês), além de ser ótimo acompanhamento para comer com bebidas alcoólicas. No Japão, a variedade se resume a dois recheios, carne de porco moída com repolho ou vegetais.
A textura da massa é fina, enquanto o recheio deve ser suculento com bastante umidade. O gosto forte de alho e gengibre dão um toque extra e o molho de vinagre ou picante completam o sabor.
Gyoza

É uma espécie de pastel, com uma massa leve e macia. Dá para ferver e comer em caldos e ensopados, grelhar na chapa com uma casquinha fina crocante na parte debaixo, fazer no vapor ou fritar.

É uma preparação versátil, que pode ser servida em refeições principais, como aperitivos para comer com bebidas. Uma de suas principais características está um recheio suculento com bastante alho, gengibre e repolho.
Receita de Gyoza
A receita de yaki gyoza é a mais tradicional dos izakayas e casas de ramen. É cozido no vapor e depois levemente frito até formar uma casquinha deliciosa na parte debaixo, enquanto o interior fica macio.
Use uma panela adequada
Um dos segredos para fazer o gyoza fica em relação ao preparo. É importante que a panela seja de grossura média e ter tampa. Se for muito fina, ela esquentará demais e correrá o risco de queimar os gyozas.
Esquente a água
A água usada para preparar no vapor deve estar quente, pois se estiver morna ou fria fará com que a temperatura da panela caia prejudicando o cozimento.
Não esqueça do óleo de gergelim e ingredientes picados e ralados
Usar óleo de gergelim também é um diferencial dando um aroma e sabor específicos a massa. Também é importante picar o repolho bem fininho, além do alho e gengibre serem ralados.
Prefira carne de porco gordurosa
Escolha carne de porco gordurosa. Para essa receita se escolher uma carne de porco magra acabará sem a textura ideal do gyoza, que é ter a carne bem cozida, mas suculenta com caldo.
Escolha fazer a massa ou comprar

A massa não tem muito segredos, basicamente mistura farinha de trigo com água e sal.
Hoje em dia, tem bastante opção de marcas que vendem massa para gyoza em lojas especializadas em culinária oriental.
Elas cumprem bem o propósito, mas recomendamos testar mais de uma até achar a que agrade mais. No geral, o gyoza deve ter a massa bem leve.
Mesmo assim se quiser fazer a massa, é só juntar 2 copos (240 gramas) de farinha de trigo, com ½ copo (120 ml) de água fervida e ½ colher de sopa de sal.
Misture e sove até ela não grudar mais. Sove por mais dez minutos e deixe descansando por 30 minutos.
Sove mais 10 minutos e corte em bolinhas de tamanho igual o suficiente para abrir um pequeno disco.
Coma de hashi
O gyoza tem a massa tão fininha que o garfo pode rasgar o pastel. A graça é apreciar o conjunto da massa com o recheio. Por isso, o mais adequado é comê-lo com hashi. Se precisar, use uma colher para auxiliar.
Uma só mordida
Quando se trata de gyoza, ele tende a ser compacto e pequeno. Então, a melhor forma é comer em uma mordida só.
Ingredientes do recheio
O recheio abaixo é um dos mais populares de restaurantes. Leva ingredientes simples, mas com pequenos segredos o fazem ser uma opção gostosa.
A carne bem misturada com os ingredientes ganha sabor, enquanto o repolho refogado com alho e gengibre fica gostoso. A farinha de maisena ou tapioca fará com que o recheio ganhe liga e mantenha a umidade sem soltar água. Portanto, o recheio fica suculento.
Usar pó dashi dará um sabor umami especial. Esse pó de peixe bonito chamado dashi é usado como base de sopas e caldos no Japão. De sabor levemente defumado, fica ótimo junto com a carne de porco moída temperada.
- 4 alhos grandes
- 2 colheres de sopa de gengibre cortado
- 250 gramas de repolho chinês ou acelga
- ½ copo de cebolinha
- 450 gramas de carne de porco moída
- 1 e ½ colher de sopa de shoyu
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de tapioca ou farinha de maizena
- 1 e ½ colher de sopa de dashi (pó de peixe bonito)
Modo de preparo
Primeiro, deve-se ralar os dentes de alho ou se preferir pode amassar. Faça o mesmo com o gengibre. Corte as folhas do repolho chinês em espessura bem fina e picada.

Separe a parte mais dura (branca), fatie e pique. O segredo será separar a parte mais dura e espessa das folhas para ser refogada primeiro para ter um cozimento perfeito.
Pique a cebolinha e reserve. Refogue o alho misturado com o gengibre em uma frigideira em fogo baixo. Assim que ele começar a ficar marrom, acrescente a parte mais dura do repolho picado.
Coloque ½ colher de sopa de sal para que o repolho solte água. Deixe em fogo baixo até que o repolho tenha reduzido de tamanho e esteja bem macio.
Depois, acrescente as folhas picadas e misture bem. Assim que elas murcharem desligue o fogo. Deixe descansando sem tampa para que a água evapore bem.
Enquanto isso, faça o preparo da carne moída
Em uma tigela coloque a carne moída de porco, shoyu, o óleo de gergelim, açúcar, tapioca e o dashi. Misture tudo.
Agora, acrescente a cebolinha picada e o repolho refogado com alho e gengibre em temperatura ambiente. Misture tudo.
Nessa etapa não esqueça de checar a temperatura do refogado, que não deve estar quente ou morno para não correr o risco de cozinhar a carne moída de porco.
Montagem do gyoza

Hoje em dia, a massa pode ser encontrada pronta de forma fácil e prática. Tudo o que precisará para montar o gyoza é ter uma tigela de água e paciência.
Molhe os dedos com água e passe na borda da massa. Coloque uma colher de sobremesa de recheio e feche o disco a partir do meio.

Se não estiver com tempo, apenas feche o resto das bordas para ter um pastelzinho simples. Caso queira uma aparência mais elaborada, é só fazer três dobras de cada lado usando os dedos.

Preparando o gyoza
A maioria das receitas de gyoza ensinam a fritar os gyozas no óleo primeiro e depois jogar água, mas nossa receita faz o contrário.
Da forma abaixo, ele não perde o sabor da fritura no óleo de gergelim, por exemplo. Fica muito mais saboroso e crocante.
Então, o primeiro deve-se cozinhar os gyozas no vapor para que o recheio não fique cru.
Coloque a frigideira em fogo baixo e coloque os gyozas enfileirados. Adicione água fervida até cobrir os pasteizinhos até a metade. Tampe e deixe por cinco minutos.

É importante não colocar água em temperatura ambiente ou gelada para não diminuir a temperatura da frigideira.
Após esse período, dê uma olhada. A água deve ter evaporado toda. Agora que o recheio está cozido, é hora de dourar e fritar.
Frite em óleo de gergelim
Adicione óleo de gergelim na panela e tampe. Deixe em fogo baixo e o suficiente para que forme uma casquinha dourada embaixo do gyoza.
Dependendo da potência do fogão, esse processo demorará no máximo cinco minutos. Depois, sirva o gyoza enfileirado e com a parte das dobras virada para baixo.

Sirva com molho

O molho mais simples é uma mistura de 2 colheres de sopa de vinagre branco com 2 colheres de sopa de molho shoyu e 1/2 colher de sopa de óleo de pimenta rayu (opcional).
Leia também
Wagyu: aprenda sobre a carne que é considerada uma iguaria no Japão
Tamago sando: aprenda a receita e os segredos para fazer o melhor sanduíche de ovo
0 comentário em “Gyoza: aprenda mais sobre este prato da culinária japonesa (com receita e dicas)”