Casos aumentam em Tokyo e estado de emergência é prolongado até agosto
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Japão prolonga estado de emergência nas principais cidades

Casos em Tokyo dobraram nas últimas duas semanas e jovens estão sendo infectados

Por conta do aumento de casos de coronavírus no Japão, o país prolongou o estado de emergência nas prefeituras de Osaka e Tokyo até agosto em meio a realização das Olimpíadas de Tokyo.

Casos aumentaram entre jovens

Homem jovem com máscara anda com guarda-chuva em Tokyo em meio a pandemia de coronavírus no Japão
Homem andando nas ruas de Tokyo no dia 5 de maio de 2021. Créditos: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

Os casos entre pessoas na faixa dos 30 anos e mais jovens aumentaram muito e a governadora de Tokyo, Yuriko Koike, pediu que os jovens adultos se protejam adotando medidas, como usar máscara e evitar festas.

Muitos estão ficando cansados das medidas restritivas por conta do prolongamento da pandemia de coronavírus no país. Por isso, alguns estão menos cooperativos.

Isso acontece em um momento ruim, já que a nova variante Delta é muito mais infecciosa. Com o estado de emergência prolongado, bares e restaurantes ficam proibidos de vender bebidas alcoólicas e os estabelecimentos tem horário de funcionamento encurtados e devem fechar às 20 hs.

Apesar disso, o Japão tem conseguido manter a mortalidade baixa, mas até estes números estão aumentando. Segundo informações do Ministério da Saúde, a taxa é de 28 por 100.000 e 88 por 100.000 na capital, sede dos jogos.

O Ministro da Saúde, Norihisa Tamura, afirmou na sexta-feira que o aumento de casos em Tokyo ter ocorrido em meio a um estado de emergência é preocupante e algo inédito até o momento.

Também aumentou o caso de pessoas com sintomas considerados moderados precisarem de tratamento com tanques de oxigênio. Por isso, a capital está preparando um local para oferecer oxigênio para pessoas que esperam por uma cama de hospital para internação.

Segundo estimativas oficiais, o número de casos de Covid-19 diários em Tokyo podem chegar a 4.500 por dia nas próximas duas semanas.

Atualmente, metade das camas dos hospitais estão ocupadas (2.995) do total de 6,000 disponíveis e alguns hospitais já estão lotados.

Além de Osaka e Tokyo, Saitama, Kanagawa e Chiba estão sob estado de emergência. Já Hokkaido, Kyoto, Hyogo e Fukuoka irão passar para um estado menos restritivo.

Os casos diários de Tokyo dobraram nas últimas duas semanas, na sexta-feira foi reportado 3.300 novos casos, mas as autoridades afirmam que isso nada tem haver com o começo dos Jogos Olímpicos.

O Primeiro-Ministro, Yoshihige Suga, pediu que as pessoas assistam os jogos de casa e colaborem.

Fonte: https://www.aljazeera.com/news/2021/7/30/japan-expands-state-of-emergency-due-to-covid-19-surge

0 comentário em “Japão prolonga estado de emergência nas principais cidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s