Os dois países estão a frente no desenvolvimento da tecnologia chamada Maglev. Através da levitação magnética possibilita uma viagem muito mais rápida, pois não existe fricção nos trilhos. Em breve se tornará o trem-bala mais rápido do mundo e conectará Osaka e Tóquio em menos de uma hora.
Trem Maglev

O trem maglev japonês custou 9 trilhões de ienes (U$ 86 bilhões) e conectará Osaka e Tóquio em 2037.
Já o trem da China custou 100 bilhões yuan (U$ 15 bilhões) ligará Shangai e Ningboo entrará em operação em 2035.
Portanto, é só questão de tempo até que os dois países comecem a exportar sua tecnologia de transporte a longa distância usando maglev.
Liderança
O Japão foi pioneiro e lançou o primeiro shinkansen, se tornou o principal fornecedor mundial de tecnologia para infraestrutura de transporte de longas distâncias.
O primeiro-ministro formal Shinzo Abe investiu na exportação desse tipo de tecnologia como chave de seu plano para o crescimento econômico.
Perda de mercado
No entanto, na última década, os chineses se mostraram competidores hábeis, pois ofereceram a tecnologia mais barata. O Japão perdeu para a China a construção do trem-bala na Indonésia ligando Jakarta a Bandung.
Abaixo podemos ver testes com o trem japonês Maglev.
0 comentário em “Japão e China são os únicos países com tecnologia para lançar trem-bala Maglev”