Drone chinês DJI
Notícias

Japão não comprará mais drones da China por preocupação com segurança de dados

Banimento valerá a partir de 2022. Decisão teve haver com lei de compartilhamento de dados da China

O governo japonês anunciou que irá parar de comprar drones da empresa chinesa DJI. A atitude repercutiu na imprensa com grandes impactos na política comercial. Entenda.

DJI

A empresa é a maior fabricante de drones do mundo e responsável pelas vendas de 70% do mercado mundial. Ou seja, detém a maior fatia do mercado e reina absoluta.

É a fornecedora das principais agências de segurança para uso dos governos de diversos países e o Japão era incluso entre seus clientes.

Não comprará mais

A decisão é de não comprar mais drones da China a partir de abril de 2022. Tudo por conta das políticas e regras chinesas quanto a obrigação de compartilhamento de dados.

Lei polêmica

A legislação de 2017 da China batizada de National Intelligence Law está fazendo muitos países repensar se comprarão produtos chineses no futuro.

Nela, uma das medidas obriga que qualquer organização chinesa deva cooperar com o governo compartilhando informações se solicitado.

O Japão possui 1,000 drones de acordo com o Japan UAS Industrial Development Association que serão substituídos.

Ainda segundo o Ministério da Defesa, nenhum drone chinês estava sendo usado na segurança e os que forem usados em investigações criminais, trabalhos de infraestrutura e emergenciais deverão ser testados contra possíveis vazamento de dados.

A decisão criou um clima de incerteza, já que a medida pode influenciar outras áreas e empresas de outros setores decidam parar de comprar produtos chineses também.

Fontes: Japan Times, Associated Press.

0 comentário em “Japão não comprará mais drones da China por preocupação com segurança de dados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: